Melhorar a simetria da cicatriz na cirurgia de abdominoplastia: Uma régua recentemente desenvolvida por nós para o planeamento de marcações pré-operatórias

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica, e sua popularidade pode ser devida à crescente procura dos pacientes por cirurgia bariátrica e estética. O candidato ideal para abdominoplastia tem excesso de pele acentuado e laxidão da camada músculo-aponeurótica. Por ser uma cirurgia estética, a aparência da cicatriz é um objetivo importante, e sua assimetria pode ter um impacto significativo na satisfação do paciente e do cirurgião. As complicações são relativamente frequentes após a abdominoplastia e seroma, infecção, má cicatrização da ferida ou ruptura da plicatura podem causar assimetria cicatricial, piorando o resultado estético. Essas complicações têm sido associadas à obesidade, sexo masculino, idade avançada, diabetes, comorbilidades cardiovasculares, tabagismo, cirurgia bariátrica anterior e procedimentos múltiplos ou combinados (por exemplo, lipoaspiração e cirurgias da mama). Elas podem exigir uma cirurgia de revisão, que implica mais um tempo operatório, riscos adicionais e custos financeiros.

A forma mais eficaz de reduzir complicações e pior resultado estético da cicatriz consiste na prevenção.

Existem algumas recomendações quanto aos procedimentos no intra-operatório para prevenir essas complicações, mas a cicatriz abdominal inferior após uma cirurgia de abdominoplastia também pode ser resultado da marcação da incisão pré-operatória. Como o padrão de ressecção da pele e a linha de sutura planejada são as únicas variáveis ​​que podem ser predeterminadas, um grande esforço deve ser feito para otimizar esses fatores. Ao padronizar as marcações da incisão pré-operatória, podemos encurtar o tempo de planeamento da cirurgia e reduzir os desvios das linhas de incisão pretendidas.

Descrevemos recentemente (Horta R, Domingues CS; Dias CC; Barreiro D. A newly designed ruler for planning the incision markings in abdominoplasty surgery. Surgical Innovation, 2020 Jun 5:1553350620929303. doi: 10.1177/1553350620929303. Online ahead of print) uma régua nós desenvolvida que poderá ajudar os cirurgiões a planear as marcações de incisão e alcançar uma melhor simetria cicatricial, maior satisfação do paciente e cirurgião. Pode ser usado com duas opções: (1) uma marcação superior angulada em sua parte superior- útil para pacientes mais finos e (2) uma curva suave no seu bordo inferior - especialmente útil para pacientes com maior largura do tronco ou quando as cicatrizes circunferenciais são antecipadas.

Esta ferramenta é conveniente, flexível, facilmente ajustável ao contorno do corpo, esterilizável, portátil, duradoura e barata, e pode ser facilmente usado pelo cirurgião para obter melhores resultados nas marcações da incisão pré-operatória, simetria da cicatriz e satisfação do paciente.

Em um estudo piloto com 42 pacientes, descobrimos que poderíamos alcançar uma melhor simetria da cicatriz e resultados mais padronizados nos pacientes, bem como um maior índice de satisfação em pacientes onde as marcações das incisões foram realizadas com esta régua.