Ricardo Horta é natural de Viseu, frequentou a escola Secundária Alves Martins, tendo posteriormente concluído a licenciatura em Medicina na Universidade de Coimbra com distinção (2003). Em Outubro de 2005 entrou numa das 3 vagas nacionais de acesso ao internato complementar em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, que frequentou durante 6 anos, no Centro Hospitalar Universitário de São João-Porto. Atualmente exerce funções como especialista (Assistente Hospitalar Graduado) e desde 19 de Março de 2021 é Diretor de serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Centro Hospitalar Universitário de São João. É doutorado com distinção em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A sua trajetória tem sido marcada por grandes desafios e conquistas, na tentativa de resolver os múltiplos e variados problemas das pessoas (ver CV I/II).
Com dedicação extrema ao seu trabalho, procura mesmo nas situações mais complexas a melhor arte e os melhores conhecimentos para melhorar a vida dos seus pacientes.
Este altruísmo reconcilia com grande dedicação ao seu trabalho, levando uma média de 1000 cirurgias anuais.